REBIO de Duas Bocas
ES

estatísticas da área

Espécies registradas::
233
Espécies com foto:
231
Espécies com som:
33
Total de registros:
1320
Total de fotos:
1271
Total de sons:
49

primeiros registros fotográficos

bacurau-chintã
Vicente Villas
urubu-preto
Robison Silva
carcará
Robison Silva
andorinhão-estofador
Aninha Delboni
beija-flor-vermelho
Aninha Delboni

primeiros registros sonoros

saracura-lisa
Vicente Villas
abre-asa-de-cabeça-cinza
Fabricio Reis Costa
vite-vite
Jose Mauro C. Monteiro
Áreas de Observação

Reserva Biológica de Duas Bocas

Descrição sucinta da área…

Quando buscamos a historia de preservação da região da Reserva Biológica de Duas Bocas nos deparamos com um forte vínculo com o abastecimento de água para a população da grande vitória, começando em 1894 por iniciativa do presidente da intendência (prefeito) de Cariacica Sr. Manoel Lopes Loureiro o qual construiu um rudimentar sistema de captação de água no rio Pau Amarelo para abastecimento de Cariacica Sede, já em 1912 o governador do estado Sr. Jerônimo Monteiro após avaliação de diversas regiões no entorno de Vitória determina a aquisição de terras na região do Rio Pau Amarelo, com o objetivo de construir uma represa para abastecimento da população, onde em 1918 está represa foi inaugurada, tendo funcionado até a década de 50, que por sua vez com o crescimento da população houve a necessidade da construção de uma nova represa mas desta vez com a capacidade de armazenamento muito superior, represando além do rio Pau Amarelo o rio Naiá - Assú e o rio Panelas. Esta nova represa começou a ser construída em 1949 foi inaugurada em 1951 pelo presidente da republica Sr, Getúlio Vargas e teve seu funcionamento iniciado em 1954, foi nesta época que tivemos o segundo período de desapropriações de terras.

E em 1965 como parte da área já estava desapropriada e buscando garantir a qualidade da água fornecida para a população foi criada a Reserva Florestal de Duas Bocas pela Lei nº 2.095 de 12 de janeiro de 1965, com 2910 hectares, e nesta época que tivemos a ultima fase de desapropriação de terras.

Em 1991 com 26 anos já passados da criação desta unidade e com a realização de diversas pesquisas durante este período foi observado uma grande diversidade biológica e culminado com mudanças na legislação a reserva teve sua categoria de manejo redefinida para Reserva Biológica em 02 de Janeiro de 1991 através da Lei nº 4.503. Categoria esta que não permite atividade turística, sendo admitido apenas uso indireto dos recursos naturais.

Atualmente a unidade conta com 3 (três) alojamentos para atender exclusivamente pesquisadores, sendo dois na sede da UC e um posto avançado na parte sul.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências